viernes, 9 de marzo de 2012

tipos de ambiente



Tipo de ambiente

  • Determinístico x estocástico (determinístico x não determinístico): Se o próximo estado do ambiente é completamente determinado pelo estado atual e ações executadas pelo agente, então podemos dizer que o ambiente é determinístico, ou seja, previsível; senão, é estocástico.
  • Episódico x secuencial (episódico x não episódico): em un ambiente episódico, a experiencia do agente é dividida en episodios atómicos. Cada episodio consiste da percepción do agente e realizada de una única ação. Crucialmente, o próximo episodio não depende de ações realizadas en episodios anteriores. En ambientes secuenciáis, a decisão atual pode afetar todas as decisões futuras. Xadrez e um motorista de táxi são sequenciais: em ambos os casos, ações de curto prazo podem ter consecuencias de longo prazo. Ambientes episódicos são mais simples porque o agente não tem que pensar a frente, ou seja, não tem que pensar nas consequências futuras de suas ações, apenas nas consequências da ação atual.
  • Estático x dinâmico: Se o ambiente pode mudar enquanto o agente está deliberando, podemos dizer que ele é dinâmico, senão, é estático.Se o ambiente não muda com a passagem do tempo mas a performance do agente sim, então dizemos que ele é semi-dinâmico
  • Discreto x continuo: Um ambiente discreto, como o jogo de xadrez, tem um conjunto finito de estados, além de um discreto(finito) conjunto de percepções e ações. Dirigir um táxi é um problema de estados, ações e tempo contínuos.
  • Totalmente observável x parcialmente observável (acessível x inacessível): se o sensor do agente tem acesso completo ao estado do ambiente o tempo todo
  • Agente único x multi agente: Um jogo de palavras cruzadas é claramente de apenas um agente, já o xadrez é um ambiente de 2 agentes. Xadrez é um ambiente multi agente competitivo. No ambiente do táxi, evitar colisões maximiza a performance de todos os agentes, logo ele é um ambiente multi agente parcialmente cooperativo, além de parcialmente competitivo, por exemplo, competindo por vagas de estacionamento e passageiros. 
  • bibliografia

4 comentarios: